terça-feira, 28 de maio de 2013

População reclama do mau atendimento no comércio de Patos

Um dos principais fatores para conquistar um cliente é o atendimento, pois quem é bem atendido, sempre volta. Mas parece que nem todos os estabelecimentos comerciais de Patos pensam assim e muitos deixam a desejar na qualidade do atendimento.
 
É bastante comum em muitas lojas da cidade os funcionários não demonstrarem nenhum interesse em bem servir o cliente. 
 
A estudante Katia Nóbrega passou por uma situação bastante constrangedora em decorrência do mau atendimento do comércio de Patos: “Estava fazendo uma pesquisa para comprar um notebook. Cheguei a uma determinada loja e a vendedora me deu o valor ai eu falei pra ela que na loja que eu havia ido antes o mesmo produto era R$ 120,00 mais barato. Ela olhou pra mim irônica e disse que eu voltasse lá e comprasse lá mesmo, pois o preço dela era aquele e não tinha como alterar. Achei muito mal educado da parte dela”, relatou.
 
A dona de casa Maria José também reclama e disse que essa prática já a fez deixar de frequentar um estabelecimento comercial em Patos: “Sempre fazia minha feira em um supermercado daqui, mas os funcionários de lá são mal humorados e muito mal educados. Apesar do preço lá ser mais em conta, preferi mudar porque sei que como consumidora preciso e mereço ser bem tratada”, desabafou.

Em entrevista a reportagem do maispatos.com, o gerente do Sebrae Aldo Nunes, disse que vários cursos voltados ao o atendimento são oferecidos, mas nem sempre é feita a reciclagem dos profissionais: “Sabemos da necessidade dessas capacitações e que um mau atendimento compromete a empresa. Por isso o Sebrae oferece esse tipo de curso, mas além de não ser tão procurado como deveria, alguns não fazem o monitoramento que é necessário para uma boa capacitação”, explicou.
 
Aldo ainda disse que o Sebrae pretende reunir um grande grupo e realizar uma oficina de capacitação: “O Sebrae tem várias ações voltadas para o atendimento do cliente e para atingirmos um número maior de capacitações nesse sentido, vamos tentar reunir várias pessoas que atuem e trabalhem no comércio de Patos e região, onde um bom profissional irá ministrar esse curso e com o comprometimento das empresas patoenses mudaremos essa insatisfação de muitos consumidores”, revelou.
 
O mau atendimento pode gerar reclamações na Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon) ou até mesmo pedido de indenização no Juizado Especial. Não só o mau atendimento em si, mas outras situações geradas por ele, como constrangimento, por exemplo.
 
Punições ao mau atendimento não estão previstas claramente em lei. O que há são situações geradas por ele que podem encontrar resguardo no Código de Processo Civil e no Código de Defesa do Consumidor. É nessas duas legislações que os advogados buscam embasamento para defender o direito de seus clientes. 
 
maispatos.com 

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