Um dos principais fatores para
conquistar um cliente é o atendimento, pois quem é bem atendido, sempre
volta. Mas parece que nem todos os estabelecimentos comerciais de Patos
pensam assim e muitos deixam a desejar na qualidade do atendimento.
É bastante comum em muitas lojas da cidade os funcionários não demonstrarem nenhum interesse em bem servir o cliente.
A
estudante Katia Nóbrega passou por uma situação bastante constrangedora
em decorrência do mau atendimento do comércio de Patos: “Estava fazendo
uma pesquisa para comprar um notebook. Cheguei a uma determinada loja e
a vendedora me deu o valor ai eu falei pra ela que na loja que eu havia
ido antes o mesmo produto era R$ 120,00 mais barato. Ela olhou pra mim
irônica e disse que eu voltasse lá e comprasse lá mesmo, pois o preço
dela era aquele e não tinha como alterar. Achei muito mal educado da
parte dela”, relatou.
A
dona de casa Maria José também reclama e disse que essa prática já a
fez deixar de frequentar um estabelecimento comercial em Patos: “Sempre
fazia minha feira em um supermercado daqui, mas os funcionários de lá
são mal humorados e muito mal educados. Apesar do preço lá ser mais em
conta, preferi mudar porque sei que como consumidora preciso e mereço
ser bem tratada”, desabafou.
Em
entrevista a reportagem do maispatos.com, o gerente do Sebrae Aldo
Nunes, disse que vários cursos voltados ao o atendimento são oferecidos,
mas nem sempre é feita a reciclagem dos profissionais: “Sabemos da
necessidade dessas capacitações e que um mau atendimento compromete a
empresa. Por isso o Sebrae oferece esse tipo de curso, mas além de não
ser tão procurado como deveria, alguns não fazem o monitoramento que é
necessário para uma boa capacitação”, explicou.
Aldo
ainda disse que o Sebrae pretende reunir um grande grupo e realizar uma
oficina de capacitação: “O Sebrae tem várias ações voltadas para o
atendimento do cliente e para atingirmos um número maior de capacitações
nesse sentido, vamos tentar reunir várias pessoas que atuem e trabalhem
no comércio de Patos e região, onde um bom profissional irá ministrar
esse curso e com o comprometimento das empresas patoenses mudaremos essa
insatisfação de muitos consumidores”, revelou.
O
mau atendimento pode gerar reclamações na Superintendência de Defesa do
Consumidor (Procon) ou até mesmo pedido de indenização no Juizado
Especial. Não só o mau atendimento em si, mas outras situações geradas
por ele, como constrangimento, por exemplo.
Punições
ao mau atendimento não estão previstas claramente em lei. O que há são
situações geradas por ele que podem encontrar resguardo no Código de
Processo Civil e no Código de Defesa do Consumidor. É nessas duas
legislações que os advogados buscam embasamento para defender o direito
de seus clientes.
maispatos.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário