História

HISTÓRIA DA CIDADE DA CIDADE DE CACIMBAS-PB

HISTÓRIA DA CIDADE 
Sua história começou na primeira metade do século XIX, sua emancipação proporcionou-se no dia 29 de abril de 1994, sendo sua instalação no dia 01 de janeiro de 1997.
A população de Cacimbas é resultante de intensa miscigenação, composta por várias etnias, como descendentes de africanos, portugueses e índios.  

Significado do Nome   
A água abundante dos riachos da região deu origem ao nome do local. A partir de 1960, as famílias Terto e Cunha, provenientes dos Cariris Velhos instalaram-se na região. Ali dedicaram-se à agropecuária, plantando milho, feijão, mandioca, sisal e algodão, como também a criação de gados bovino e caprino.[8] Hoje, cerca de 90% da população urbana do município possui o sobrenome Terto ou Cunha. Na comunicação a cidade conta com a Rádio 104 FM, emissora Pop/Popular operando na frequência de 104.9 Mhz, ela entrou no ar pontualmente ás 15h:00s do dia 16 de fevereiro de 2005. O município foi criado em 29 de abril de 1994 e instalado no dia 01 de janeiro de 1997
 Aniversário da Cidade
1° de Janeiro
Gentílico
cacimbense
População
6.814 habitantes
hspace=0 CARACTERÍSTICAS:
A economia de Cacimbas, é basicamente agrícola em que se destacam as produções de castanha de caju, feijão, manga, melancia, goiaba, milho, sisal e umbu; segundada pelo extrativismo de madeira para fabricação do carvão vegetal e do extrativismo de minerais não-metálicos em que se evidencia a argila.
Clima 
O clima é temperado e ameno.
Temperatura Média
24° C
hspace=0 COMO CHEGAR:
Localização
Sertão Paraibano
Limites
Areia de Baraúnas (norte); Taperoá (leste); Desterro (sul); Teixeira (oeste).
Acesso Rodoviário
A  cidade de Cacimbas e o Distrito de São Sebastião, são ligados aos municípios de Desterro, Taperoá, Patos e Campina-Grande pela Rodovia Estadual-PB 238, asfaltada. Nestes dois últimos municípios, a PB 238, liga-se à BR 230.
Distâncias:
Da Capital:
242 km

Nenhum comentário:

Postar um comentário