De acordo com o Ministério da Saúde, das 27 cidades da Paraíba que deverão receber médicos cubanos, 18 são do Sertão do Estado, são elas: Aguiar, Baraúna, Bernardino Batista , Boa Ventura, Brejo dos Santos,Desterro, Juru ,Nova Olinda, Olho D'Água, Santa Inês, Santana de Mangueira ,Santana dos Garrotes, Joca Claudino,São Francisco, São José de Princesa, Serra Grande, Taperoá e Teixeira.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou nessa quarta-feira (21), o termo de cooperação com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) para contratar coletivamente médicos de Cuba para atuar no Brasil. O acordo prevê a chegada de 4 mil médicos cubanos até o final do ano
Como será?
Nesta primeira etapa da parceria, serão 400 médicos que chegam ao Brasil já neste fim de semana e começam a atuar nas Unidades Básicas de Saúde em 16 de setembro. Eles passarão por avaliação de três semanas juntamente com os demais médicos do programa com diploma do exterior – entre 26 de agosto e 13 de setembro. A distribuição desses profissionais nos 701 municípios ainda será definida.
A maioria das cidades que vão receber os cubanos, 68% deles, apresenta os piores índices de desenvolvimento humano do país e 84% estão no interior do Norte e Nordeste, em regiões com 20% ou mais de sua população vivendo em situação de extrema pobreza.
Brasileiros e estrangeiros
Segundo o Ministério da Saúde, 51 médicos optaram, no período de inscrição, por atuar na Paraíba pelo programa Mais Médicos. São 47 profissionais brasileiros e quatro estrangeiros.

Nenhum comentário:
Postar um comentário