Foto: Ascom
Citando Fernando Pessoa, ressaltando que há tempos de “travessias” e de “ousadias”, a nova promotora-corregedora-auxiliar agradeceu pela oportunidade e a confiança repassada, tanto por parte do corregedor-geral, procurador de Justiça Alcides Jansen, quanto do procurador-geral de Justiça do MPPB, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.
“Sei que estava num porto seguro, a área da Educação, da qual gosto muito, para navegar em mares ainda não navegados”, comparou Fabia Lobo, afirmando: “Vou enfrentar este grande desafio e fazer parte desta seleta equipe do procurador Alcides. No final, ela também citou Abraham Lincoln, que acreditava que “pessoas comuns podiam desenvolver habilidades extraordinárias”.
“Este é um momento muito gratificante: ver uma colega da melhor estirpe ocupar o espaço deixado”, saudou a ex-corregedora-auxiliar Vasti Cléa Lopes, dando a receita à Fabiana Lobo: “Não vai ser uma tarefa tão difícil, já que você estará cercada de servidores capacitados”. “Seja bem-vinda, pois vamos ter muito trabalho”, completou Alcides Jansen, lembrando que, há treze anos, quando Fabiana estava em Pombal, ele, sem nenhuma pretensão de futurologista, chegou a comentar ao ver a promotora atuando no interior: “Essa menina é muito boa... Ela daria uma ótima corregedora... E hoje ela está aí, chegando à Corregedoria”.
Já o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro, além de fazer referências positivas a hoje procuradora de Justiça Vasti Cléa e ao procurador Alcides Jansen, fez questão de ressaltar em relação à nova corregedora-auxiliar: “Fabiana é uma pessoa muito vocacionada para tudo que faz, com espírito de liderança muito forte e leal à instituição”.
Além de Fabiana Lobo, a Corregedoria Geral ainda é composta pelos promotores-corregedores de Justiça Antônio Hortêncio Rocha Neto e Rodrigo Marques da Nóbrega, e coordenada pelo procurador-corregedor-geral Alcides Orlando de Moura Jansen.
A Corregedoria Geral do MPPB é um órgão orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta dos membros do Ministério Público. São algumas atribuições da Corregedoria: realizar inspeções e correições de interesse do Ministério Público, inclusive nas Procuradorias de Justiça; propor ao Conselho Superior do Ministério Público, na forma da lei, o não vitaliciamento de membro do Ministério Público; fazer recomendações, sem caráter vinculativo, a órgão de execução; e instaurar sindicância e processo administrativo disciplinar contra membro da instituição, podendo aplicar a pena de advertência.
Cabe ainda à Corregedoria Geral encaminhar ao procurador-geral de Justiça e ao Conselho Superior do Ministério Público os processos administrativos disciplinares que, na forma da lei, incumba àqueles, respectivamente, decidirem; remeter ao Conselho Superior do Ministério Público relatório circunstanciado sobre a atuação funcional e pessoal dos promotores de Justiça em estágio probatório; e exercer permanente fiscalização sobre o andamento dos feitos em que funcione o Ministério Público.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário