sábado, 24 de novembro de 2012

Jornal catalão inclui Neymar, Ronaldo e Pelé nas vítimas de 'A a Z' de Messi


          
GLOBOESPORTE.COM 
Messi está bem perto de ser o recordista de gols
em apenas um ano  (Foto: Agência Reuters)

 !Mundo Desportivo faz uma adaptação na lista para incluir o Rei como letra O Espanha no Ñ. Maradona, Mourinho e Ibra não escapa de comparações
O jornal catalão "Mundo Deportivo", especializado na cobertura do Barcelona, publicou neste sábado uma lista de "A a Z" das vítimas de Lionel Messi:  Pelé e Ronaldo, que já tiveram marcas quebradas pelo camisa 10 do Barça, e Neymar, que nunca venceu um duelo contra o argentino, são os brasileiros presentes na relação.
Para completar o alfabeto inteiro, o diário usou alguns truques. Pelé, por exemplo, aparece na letra O, como "O Rei Pelé". Em alguns casos, o "Mundo Deportivo" se baseia no primeiro nome da vítima (como Zlatan Ibrahimovic, no Z), mas em outros
prefere o sobrenome (Santiago Bernabéu, estádio do Real Madrid, virou "Bernabéu, Santiago", no B). Há também alguns apelidos para preencher os espaços: César, ídolo do Barcelona, é tratado como "Pelucas César", no P.
Mas, o mais estranho está no "Ñ": Espanha ("España" na língua local). Até mesmo o alemão Gerd Müller (ou melhor, "Torpedo Müller", no T)
aparece na lista, mesmo ainda levando vantagem sobe Messi como maior artilheiro em apenas um ano (cinco gols separam os dois, mas o argentino ainda tem sete jogos pela frente até o final de 2012).
As vítimas de Messi de "A a Z", segundo o "Mundo Deportivo":


           VÍTIMA
EXPLICAÇÃO DO 'MUNDO DEPORTIVO'

A - ALFREDO DI STÉFANO
Messi superou duas duas Bolas de Ouro, seus jogos com dois ou mais gols no Espanhol (55 a 54) e está a um do recorde de 18 gols em clássicos Real x Barça. Cairão suas cinco Ligas dos Campeões?

B - BERNABÉU, SANTIAGO
Com oito gols lá, é o terror dos merengues. A goleada de 6 a 2 e seu golaço no 2 a 0 da Champions são obras-primas.

C- CRISTIANO RONALDO
Nem em gols, Ligas dos Campeões, Bolas de Ouro, humildade ou respeito a seus colegas o português se aproxima de Leo.

D - DIEGO ARMANDO MARADONA
Sendo um jovem de 19 anos, Messi reproduziu contra o Getafe seu golaço da Copa de 86 e a "Mão de Deus", dois meses depois contra o Espanyol. E com a seleção, está a três dos seus 34 gols.

E - ETO'O, SAMUEL
Em sua melhor temporada (36 em 2008/2009), Leo fez 38. Saiu depois por "feeling" de Pep Guardiola. Único goleador do Barça em duas finais de Champions até que Messi o igualou em Wembley.

F - 'FLACO' CRUYFF
Johan era o tricampeão da Bola de Ouro mais jovem (27 anos), até que Messi conseguiu o feito com 24. Leo superou na temporada passada (73) os gols (60) que Cruyff marcou em cinco no Barça.

F - 'FLACO' CRUYFF
Johan era o tricampeão da Bola de Ouro mais jovem (27 anos), até que Messi conseguiu o feito com 24. Leo superou na temporada passada (73) os gols (60) que Cruyff marcou em cinco no Barça.

G - GEORGESCU, DUDU
O romeno do Steaua Bucarest ganhou duas Chuteiras de Ouro (33 gols em 1975 e 47 em 1977), mas Leo tirou sua honra de ser o mais efetivo da história com seus brutais 50 no último Espanhol.

H - HRISTO STOICHKOV
Outra estrela do Barça como o búlgaro se rende ao argentino. O "8" do Dream Team era o jogador que havia feito mais gols em finais (seis). Leo já tem 11.

I - IKER CASILLAS
Outro que tem pesadelos com ele. Nem o melhor goleiro do mundo resiste a Leo. Não há outro que tenha levado mais gols: 17 com o Barça (duas faltas incluídas) e um pela Argentina.

J - JOSE MOURINHO
Vive teatral e realmente obcecado com Messi e o Barça a ponto de dar sinal verde à violência de seus jogadores para parar e lesionar o argentino e outros do time.

K - KUBALA, LADISLAO
'Laszi' tem uma estátua no Cam Nou e a de Messi é questão de tempo. O húngaro, 3º do ranking culé, fez 194 gols oficiais. Leo o ultrapassou em 2011 e já tem 277.

L - LEVERKUSEN, BAYER
Con 58 'dobletes' (dois gols em um jogo), 17 'hat tricks' (três em um jogo) e três 'pôquers' (cinco em um jogo) como culé, superou a si próprio em março quando tornou-se o único a marcar cinco vezes em uma partida da Champions. O Barça venceu por 7 a 1.

M - MICHEL PLATINI
Um dos quatro com três Bolas de Ouro, como Cruyff, Van Basten e Leo, era o ganhador com mais votos de toda a história (98,46% em 1984), mas o argentino o superou (98,54% em 2009).

N - NEYMAR
Leo venceu o brasileiro derrubando-o no Mundial de Clubes e no dia que fez seu primeiro 'hat trick' contra o Brasil em Nova Jersey com um golaço que vai concorrer ao Prêmio Puskas 2012.

Ñ - Ñ DE ESPAÑA
Fez um golaço na primeira e dura derrota (4 a 1) da Espanha após conquistar a Copa de 2010. No Brasil, em 2014, sua grande conta pendente, Leo será o grande rival da Fúria.

O - 'O REI' PELÉ
Será impossível ganhar três Copa como um dos grandes do futebol, mas o melhor registro de gols em um ano do brasileiro (75 em 1958) já ficou atrás dos 80 que Messi leva em 2012.

P - 'PELUCAS' CÉSAR
O melhor finalizador da história do Barcelona ostentou durante mais de meio século o recorde de gols oficiais (232). Messi o devorou em março.

Q - QUINI
O "Brujo" ganhou dois de seus cinco cinco 'Pichichis' (artilheiro do Espanhol) como culé (1980/1981 e 1981/1982). Três décadas depois, Messi igualou seu feito (2009/10 e 2011/2012) e está alcançado um tri histórico.

R - RONALDO
Na sua impressionante temporada no Barça (1996/1997), fez a melhor marca do clube em gols oficiais (47). O argentino a igualou em 2009/2010 e a aniquilou nas duas seguintes (53 e 73).

S - STARK, ARCHIE
Um escocês nascido em 1897 estabeleceu o recorde mundial de gols em uma temporada (70 em la 1924/1925 com o Bethlehem Steel da liga dos Estados Unidos), mas Leo bateu em maio, com 73.

T - 'TORPEDO' MÜLLER
A 5 dos seus inéditos 85 gols de 1972, Leo já bateu com 73 seu máximo europeu em uma temporada (67 de 1972/1973). Empatados com quatro artilharias na Liga dos Campeões, só Messi os venceu seguidos.

U - UNITED, MANCHESTER
Duas finais de Champions jogadas e ambas vencidas contra os Diabos Vermelhos. Em Roma, de cabeça, e em Wembley, com um chute de canhota, bateu Van der Sar, que se aposentou em Londres.

V - VAN NISTELROOY
Em Moscou, iniciou a caça ao holandês, segundo artilheiro da Champions com 56 gols. Com mais 15, chegará a Raúl (71), a quem já superou na história dos clássicos Real x Barça (17 a 15).

W - WOODWARD, VIVIAN
Na Rússia, único país dos 14 que jogou na Champions e não havia marcado, igualou o recorde de gols internacionais em um ano que o inglês atingiu em 1909 (25).

X - XAVI HERNÁNDEZ
É um dos seus maiores aliados com Iniesta, mas seu recorde de assistências no Barça (27 em 2008/2009) foi superado por Leo (29 em 2011/2012).

Y - YOKOHAMA
Com mais torcida do Santos no Nissan Stadium, o camisa 10 deslumbrou o Japão na maravilhosa exibição do Barça (4 a 0), que comemorou, como ele, seu segundo Mundial de Clubes.

Z - ZLATAN IBRAHIMOVIC
Quis ser tratad ocomo Leo, mas com seu antagonismo ao futebol do Barça se uniu o maior legado de Guardiola: aproximar Messi da área. Ibra acabou reserva no Espanhol e foi embora filosofando.



























































Nenhum comentário:

Postar um comentário