domingo, 25 de novembro de 2012

Cenário para as chuvas do semiárido paraibano em 2013 melhora um pouco


Nos últimos 05 dias as condições de temperatura do Oceano Atlântico Sul melhoraram um pouco, em se tratando especificamente do aquecimento das águas do citado oceano na costa dos estados do Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte, aquecimento esse que é importante nessa época do ano, pois caracteriza a chegada dos ventos úmidos do norte em direção ao semiárido nordestino, indicando a pré-estação chuvosa do semiárido nordestino, que é o período de 03 meses (Novembro, Dezembro e Janeiro) que antecede o início da estação das chuvas da região.
De acordo com o físico e meteorologista Rodrigo Cézar Limeira, a pré-estação chuvosa indica o surgimento dos primeiros relâmpagos que sinalizam a proximidade do período chuvoso especificamente do interior da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e norte do Piauí e Maranhão. Nessas áreas o período chuvoso se estende de Fevereiro a Maio, e em alguns casos pode se iniciar em Janeiro, mas apenas em situações especiais.
De acordo com Rodrigo, o Oceano Atlântico Sul está entre 0,5°C e 1°C mais quente na costa do nordeste, e isso pode ser positivo indicando um cenário mais otimista para as chuvas no semiárido próximo ano.
Rodrigo disse que o mês mais chuvoso no interior do nordeste é Março, pois é justamente nesse mês que o Atlântico Sul encontra-se mais quente, e assim o escoamento de umidade em direção ao interior nordestino é mais intenso culminando na formação de chuvas com trovoadas.
Ainda segundo Rodrigo Cézar Limeira, o Oceano Pacífico Central encontra-se atualmente com temperaturas próximas ao normal, e sinalizam o declínio do fenômeno El Niño, o qual sempre trás problemas para a estação das chuvas no nordeste brasileiro. Tal fato serve para aliviar um pouco a tensão que paira sobre as costas do povo nordestino, a possibilidade de seca próximo ano representaria o caus na região e ainda mais sofrimento.
Rodrigo disse no Pacífico a situação está melhorando, resta monitorar o comportamento térmico do Atlântico Sul nos próximos meses para saber se 2013 será seco ou não, por enquanto o quadro permanece indefinido. Rodrigo ainda disse que em poucos dias um cenário desfavorável pode mudar, já que há cerca de uma semana as coisas estavam bem piores. Dessa forma, é necessário ter cautela no que diz respeito às chuvas do próximo ano.

Rodrigo Cézar Limeira é formado em Física e em Meteorologia e tem Mestrado em Meteorologia. Atualmente é físico e coordenador do Espaço Energia (museu de eletricidade da Energisa) na Cidade de Sousa/PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário