quinta-feira, 6 de junho de 2013

Ladrões invadem escola em João Pessoa e fazem 'arrastão',

Polícia foi acionada, mas suspeitos não foram presos (Foto: Walter Paparazzo/G1) Estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Violeta Formiga foram vítimas de um arrastão praticado por três homens na manhã desta quinta-feira (6). O estabelecimento de ensino fica no bairro de Mandacaru, em João Pessoa.
De acordo com a Polícia Militar, três homens tiveram acesso ao pátio onde os alunos estavam e levaram pelo menos oito celulares, além de alguns objetos. Um dos ladrões estava armado. Na ação, ninguém ficou ferido. Uma criança estava fora do pátio e ouviu quando o assalto foi anunciado e avisou à direção da escola. A polícia foi acionada, mas suspeitos não foram presos.
Segundo a diretora adjunta, Sônia Dantas, os estudantes vítimas do arrastão estavam na quadra porque havia uma aula vaga.

Ainda de acordo com a diretora, não há vigilante na escola no período da manhã, o que facilitou a ação dos bandidos. Uma criança, que estava do lado de fora do pátio, ouviu o anúncio do assalto e foi avisar. “Acreditamos que, se não fosse a atitude corajosa dessa criança, os bandidos teriam invadido a escola e feito um grande arrastão”, acrescentou.
Ainda segundo a diretora, os ladrões chegaram a ameaçar as crianças. “Um dos bandidos disse às crianças que era um assalto e que não fizessem nenhuma reação, caso contrário ele atiraria”, contou.
A escola fica a alguns metros da Unidade de Polícia Solidária do bairro de Mandacaru (UPS), mas a proximidade da polícia não tem sido o bastante para conter a violência, segundo Sônia Dantas. “Quando chamamos os policiais, eles nos atendem prontamente. O problema é que não temos vigilante no período da manhã e precisamos urgentemente resolver essa situação”, afirmou.
O secretário da Educação de João Pessoa, Luiz de Sousa, informou, por meio da assessoria de comunicação, que a Escola Violeta Formiga conta com três vigilantes e que o período da manhã está sem este profisisonal porque o período noturno conta com dois vigilantes por apresentar mais riscos aos estudantes e funcionários do estabelecimento de ensino e o terceiro trabalha à tarde. Ele disse ainda que, na próxima semana, será contratado um quarto vigilante para o período da manhã.
Luiz de Sousa afirmou ainda que o arrastão foi fato isolado e que lamenta a ação dos bandidos contra os estudantes. O secretário enfatizou que a responsabilidade pela segurança dos estudantes é da Secretaria de Segurança Pública da Paraíba, "uma vez que, aos vigilantes, caberia apenas a responsabilidade de defender o patrimônio da escola".


 Do G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário