Segundo balanço realizado pelas
14 Gerências Regionais de Educação (GRE), cerca de 230 mil alunos já
realizaram matrícula nas 806 escolas da rede estadual de ensino. A 1ª
GRE, com sede em João Pessoa, já matriculou quase 100 mil alunos, o que,
de acordo com a gerente Wleika Aragão, é um número positivo. “No ano
passado, tivemos um total de 104 mil matriculados, então este ano a
tendência será elevar este número até o final do período de matrícula”,
destacou.
As matrículas começaram no dia 2 e seguem até o dia 31 deste mês. As
aulas terão início no dia 7 de fevereiro. No total, o Estado
disponibiliza 460 mil vagas, sendo 100 mil vagas para alunos novatos. Os
alunos veteranos foram matriculados automaticamente, no mês de
dezembro. Durante o período de matrícula, as GREs organizaram postos de
informações sobre as vagas de cada escola e utilizam estratégias de
divulgação, em conjunto com os diretores das escolas, que vão desde a
realização de campanhas, visita às famílias, distribuição de cartazes a
anúncios nos meios de comunicação.
“As escolas que, eventualmente, ficarem impedidas de iniciar o ano
letivo na data estabelecida, deverão elaborar calendário especial, a ser
submetido à apreciação e aprovação da GRE e, na sequência, enviado à
Geage”, explicou a gerente Antonieta Nóbrega.
O calendário escolar terá 204 dias letivos para o turno diurno e 209
dias para o turno noturno, divididos em quatro períodos bimestrais,
incluindo o primeiro segmento (Ensino Fundamental I) da Educação de
Jovens e Adultos (EJA). Para o segundo segmento (Ensino Fundamental II e
Ensino Médio da EJA) serão 104 dias letivos, divididos em dois períodos
bimestrais.
Para esclarecer dúvidas, os estudantes e familiares podem ligar para a
Gerência Executiva de Acompanhamento da Gestão Escolar (Geage), no
número (83) 3218-4055, ou se dirigirem à GRE da sua região.
Planejamento do Ano Letivo – Os dias reservados ao planejamento escolar e
às provas finais não serão computados como dias letivos. As aulas não
ministradas, devido aos feriados locais, dias facultativos ou outros não
previstos no calendário letivo, deverão ser compensadas mediante
calendário de reposição elaborado pela escola e submetido à apreciação
do Núcleo de Acompanhamento da Gestão Escolar (Nage), da respectiva
Gerência Regional de Educação, que deverá acompanhar a execução.
Dia da Acolhida – O primeiro dia do ano letivo é considerado o Dia da
Acolhida. A orientação da Secretaria de Estado da Educação (SEE) é que a
escola, após o planejamento, reserve o período da semana pedagógica
para organizar a recepção dos estudantes no dia 7 de fevereiro. A
recomendação para esse dia é que a escola convide a comunidade com o
objetivo de acolher os estudantes e compartilhar as atividades
educativas que foram planejadas para o ano letivo de 2013.
Diretrizes para o ano letivo – A SEE lançou e distribuiu com os gestores
escolares a cartilha “Diretrizes Operacionais para o Funcionamento das
Escolas da Rede Estadual de Ensino – 2013”, destinada aos 14 gerentes
regionais de educação, técnicos e professores da rede estadual de
ensino.
A cartilha apresenta normas para o funcionamento das escolas e é
dividida pelos seguintes tópicos: Área Administrativa, compreendendo as
matrículas, o calendário escolar, a frequência escolar, a organização
das turmas e os conselhos escolares; e Área Pedagógica, com a proposta
pedagógica das escolas, os processos avaliativos, indicadores de
qualidade da educação e os ensinos de Educação Física, Música, Língua
Espanhola e Ensino Religioso.
No documento também estão listadas as modalidades de ensino (Ensino
Normal, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Indígena, do
Campo e Profissional). Na Organização da Educação Básica estão as
informações referentes ao Ensino Fundamental de Nove Anos e ao Ensino
Médio. Na questão da Transversalidade, a cartilha aborda temas como a
Educação da Diversidade Étnico-Racial, Educação Quilombola, Programa
Nacional de Educação Fiscal (Pnaf), Educação para o Consumo, Educação em
Direitos Humanos e Educação Ambiental.
Também integram a cartilha os projetos de Apoio à Educação Básica, como
os programas federais em parceria com a SEE (Programa Ensino Médio
Inovador – Proemi, Mais Educação, Escola Aberta, Saúde na Escola,
Projovem Urbano, Pronatec, entre outros) e os programas estaduais
(Primeiros Saberes da Infância, Revisitando os Saberes, Educador Digital
e PBVest).
Secom-PB
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