“Estamos fechando as BR’s para chamar a atenção da sociedade para os desafios da Reforma Agrária no
Brasil e na Paraíba. O governo federal alega que, antes de abrir novos assentamentos, deseja melhorar os já existentes. Isso é um verdadeiro absurdo! Sucateia o Incra não avança nas políticas para os assentamentos e ainda não cumpriu nem com a metade da meta estabelecida para assentar as famílias acampadas nesse ano", disse Juliane Carneiro, dirigente nacional do MST da Paraíba.
Os manifestantes interditaram os dois sentidos das rodovias com pneus e outros materiais. O trânsito está congestionado nos pontos de protesto. As equipes da Polícia Rodoviária Federal estão se dirigindo para os locais do protesto para tentar um acordo com os membros do MST. A assessoria de imprensa do Incra disse que representantes do MST participam de uma reunião nesta quarta-feira na superintendência do Incra. O objetivo é que as partes entrem em um acordo.
Ainda segundo os manifestantes, são mais de cinco milhões de agricultores sem-terra que se abrigam em precários acampamentos à beira de estradas ou habitam assentamentos com baixo índice de produtividade. Segundo eles, os dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) apontam que o governo assentou 10.815 famílias neste ano. Considerado por eles como o número mais baixo registrado neste mesmo período em dez anos e representa apenas 36% da meta estabelecida para 2012, de 30 mil famílias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário