57ª edição teve 1.302 trabalhos inscritos – número recorde.
Prêmio principal foi para o jornal 'Folha de S.Paulo'.
Foram divulgados nesta segunda-feira (12) os vencedores da 57ª edição
do Prêmio Esso de Jornalismo. O prêmio principal deste ano foi para o
jornal "Folha de S.Paulo", com a reportagem "O jogo suspeito e a queda
de Ricardo Teixeira".
Na categoria “Fotografia”, o prêmio foi para o repórter-fotográfico
Wilton Junior, com uma imagem em que a presidente Dilma Rousseff parece
ser transpassada por uma espada de um militar em uma cerimônia oficial.
Este mesmo trabalho, publicado no jornal "O Estado de S.Paulo", já havia levado o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha na categoria Fotografia, em janeiro deste ano.
![]() |
Imagem em que a presidente Dilma Rousseff parece ser transpassada por uma espada de um militar foi feita durante uma cerimônia oficial em Brasília (Foto: Wilton Junior/AE) |
A edição 2012 do prêmio Esso teve recorde de trabalhos inscritos, com
1.302 no total, sendo 677 reportagens, séries de reportagens ou artigos;
213 trabalhos fotográficos; 329 trabalhos de criação gráfica (jornal,
revista e primeira página) e 83 trabalhos de telejornalismo.
Os vencedores tiveram seus trabalhos indicados após o exame pelos
jurados das comissões de premiação de 72 finalistas, sendo 50 de mídia
impressa, 12 trabalhos fotográficos e 10 trabalhos de telejornalismo.
Com patrocínio da ExxonMobil, o Prêmio Esso de Jornalismo destina aos
vencedores um total de R$ 112 mil, em valores brutos. Os premiados serão
homenageados no dia 4 de dezembro, durante um jantar no Rio de
Janeiro.
Confira a relação completa dos vencedores nas diferentes categorias:
JornalismoFilipe Coutinho, Julio Wiziack, Leandro Colon, Rodrigo
Mattos e Sérgio Rangel, com o trabalho "O jogo suspeito e a queda de
Ricardo Teixeira", publicado no jornal "Folha de S.Paulo".
TelejornalismoFábio Pannunzio, Edvander Rodrigo Silva, Eliete
Cavalcante de Albuquerque, Rosângela Marques Lara, Luiz Pessoa Júnior,
Ubaldino Mota, Josenildo Tavares e José Antônio Martins de Palma
Gonçalves Peres, com o trabalho "Desaparecidos", exibido na "Rede
Bandeirantes de Televisão".
ReportagemLetícia Duarte, com o trabalho "Filho da Rua", publicado no jornal "Zero Hora".
FotografiaWilton Junior, com a foto "Touché", publicada no jornal "O Estado de S.Paulo".
Informação EconômicaClaudia Safatle e Ribamar Oliveira, com o trabalho "O dia em que o Brasil quebrou", publicado no jornal "Valor Econômico".
Informação científica, tecnológica ou ambiental
Cristiane Segatto, com o trabalho "O paciente de R$ 800 mil", publicado na revista "Época".
EducaçãoAntônio Gois, Chico Otávio, Efrém Ribeiro, Odilon Rios,
Letícia Lins e Carolina Benevides, com o trabalho "Aula de excelência
na pobreza", publicado no jornal "O Globo".
Prêmio especial de primeira páginaAna Dubeux, Saulo Santana,
Carlos Alexandre, Plácido Fernandes, Marcelo Agner, Luís Tajes e
Varilandes Gonçalves, com o trabalho "Adeus, Chico", publicado no
jornal "Correio Braziliense".
Criação gráfica – categoria jornal
Alessandro de Castro Alvim, Renato Carvalho, Michelle Rodrigues e
Kamilla Pavão, com o trabalho "Cristo", publicado no jornal "O Globo".
Criação gráfica – categoria revistaRafaela Ranzani, Camila
Durelli, Manuela Alcântara e Fernando Luna, com o trabalho "Lebmra quem
tmoou toads?", publicado na revista "TPM".
Prêmio regional Norte/NordesteJoão Valadares, com o trabalho "Reencontros", publicado no "Jornal do Commercio".
Prêmio regional Centro-OesteDaniela Arbex, com o trabalho "Holocausto Brasileiro", publicado no jornal "Tribuna de Minas".
Prêmio regional Sul
Adriana Irion e José Luís Costa, com o trabalho "Meninos condenados", publicado no jornal "Zero Hora".
Prêmio regional SudesteFausto Macedo e Felipe Rocondo com o trabalho "Farra salarial no Judiciário", publicado no jornal "O Estado de S. Paulo".
Melhor contribuição à imprensaA Comissão de Premiação do Prêmio
Esso de Jornalismo 2012 decidiu atribuir a distinção de "Melhor
contribuição à imprensa" ao jornal "O Globo", pelo produto "Globo a
Mais", resultado do investimento da empresa no aperfeiçoamento da
difusão de informação por meio de um novo formato.
Do G1 SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário